Share |

Solidariedade com as mulheres de Espanha pelo direito ao aborto!

Em Lisboa e no Porto, realizaram-se neste sábado concentrações contra a Lei Gallardón e de solidariedade com as mulheres de Espanha. Em Madrid, milhares de pessoas voltaram a manifestar-se nas ruas contra a lei do governo de direita do PP.

Artigo | 8 Fevereiro, 2014 - 19:23

Concentração em Lisboa - Foto de Cristina Andrade (via facebook)

Dezenas de pessoas manifestaram-se pelo “Direito ao aborto legal e seguro”. Os atos que tiveram lugar em Lisboa (junto à embaixada) e no Porto foram convocados por diversas associações, nomeadamente, APF - Associação para o Planeamento Familiar, Associação ILGA Portugal, Panteras Rosa, UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta e SOS Racismo.

Segundo a Lusa, Luísa Rego disse ao microfone na concentração em Lisboa: “Não há direitos sociais e cívicos garantidos. Tudo o que nos foi dado pode ser retirado. Só a vigilância e a unidade pode fazer frente”.

Concentração no Porto, foto de Paulo Ricardo (via facebook)

Algumas cidadãs do Estado espanhol participaram na iniciativa, tendo Verónica Garcia declarado à Lusa: “Viemos porque estamos indignadas com esta proibição do aborto e queremos evitar que avance. As mulheres vão sempre fazer abortos, proibidos ou legais”.

Duarte Vilar da APF disse à Lusa que a lei Gallardón, que pretende que o aborto volte a ser um delito em Espanha, é um “recuo inadmissível” e realça que não é por se dificultar o acesso ao aborto que as mulheres deixam de interromper a gravidez.

O Bloco de Esquerda apoiou os protestos tendo neles participado as deputadas Cecília Honório, Helena Pinto e Mariana Mortágua, em Lisboa, e a eurodeputada Alda Sousa, no Porto.

Manifestação em Madrid

Também em Espanha e noutras cidades europeias se realizaram manifestações em defesa do aborto legal e contra a lei Gallardón, do governo de direita de Espanha. Em Madrid, a manifestação juntou milhares de pessoas, uma semana depois da chegada à capital do Estado espanhol de El tren de la libertad, que tinha enchido as ruas de Madrid com o “No” à lei do PP. Noutras cidades do Estado espanhol, como Barcelona, Cádis, Barcelona, Bilbau e Santander, também se realizaram protestos neste sábado sob os lemas "Derecho a decidir" y "Aborto libre".

Termos relacionados:

Notícias sociedade