Share |

Reforçar o SNS sim, lutar contra o empobrecimento

O 2º Encontro Nacional do+ 60 do Bloco de Esquerda a realizar dia 11 de Feverreiro de 2017 em Lisboa, vai bebater e exigir melhores e mais centros de saude, abolição das taxas moderadoras, medidas contra o empobrecimento, o reforçar o Serviço Nacional de Saúde? Sim, nos centros de saúde, nas unidades familiares, nos hospitais, no domicílio Todos temos direito a um serviço de saúde universal e gratuito. Com a imposição das taxas moderadoras, o Serviço Nacional de Saúde deixou para trás a gratuitidade.

Mobilizar contra a pobreza e o isolamento? Sim, claro, mais e melhor proteção social! Os aposentados, os pensionistas, os idosos, os desempregados são pessoas, não são peças de xadrez. Trata-se da nossa vida, não de um jogo. Está para além do tolerável saber que uma reforma não chega para pôr comida na mesa; que uma pensão não é suficiente para ir ao hospital; que não existe uma garantia de habitação; que a solidão e o frio são companheiros sempre presentes. Não se pode aceitar o abandono dos idosos. É inaceitável e ultrapassa os limites da ética e da justiça social abandonar os idosos retirando-lhes, nomeadamente, o complemento de solidariedade. Não se podem colocar os idosos em lares como se fossem mercadoria. Os lares, de vários tipos mas sempre um negócio, depreciam direitos essenciais. Não é solução considerar o lucro à frente da dignidade, do bem estar, do respeito.
Lutar contra a exclusão? Sim, com mais e melhores políticas de transportes e novos programas de inclusão social
A limitação da mobilidade dos idosos agrava o isolamento humano e social. Ser idoso não é um estigma. Os aposentados devem estar e viver no meio da sociedade, não podem ser excluídos, são uma parte decisiva no modelo intergeracional que defendemos. Impõe-se, por isso, alterar as suas condições de vida contribuindo para uma verdadeira integração na comunidade permitindo o restabelecimento de uma maior harmonia social. É urgente lutar pela implementação de ações que permitam um envelhecimento ativo.