
Marisa Matias referiu a importância de uma resposta mais rápida da União Europeia numa altura em que os “trágicos incêndios florestais portugueses levaram tantas vidas e já destruíram tanto”.
Segundo a dirigente do Bloco, "é por isso que é tão importante que agora o Parlamento Europeu esteja a definir o seu mandato para negociar o orçamento da UE, tendo em vista um novo aumento no Fundo de Solidariedade para atender às necessidades".
“Esperamos que a Comissão do Orçamento do Parlamento Europeu seja suficientemente responsável, prestando solidariedade às famílias e comunidades afetadas”, disse Marisa Matias.
A eurodeputada acrescentou ainda que a Europa tem de fazer mais do que apenas lamentar a tragédia.
GUE/NGL "profundamente chocado" com tragédia de Pedrógão Grande
"Como toda a gente na Europa, estamos profundamente chocados com as imagens dos fogos florestais e estamos de luto com Portugal por causa das trágicas perdas de vidas", escreveu o GUE num comunicado divulgado na segunda-feira.
O GUE exprimiu, também, a "mais forte solidariedade com todos os que foram afetados e, especialmente, com as equipas de emergência altruístas cuja coragem serve de exemplo para todos nós".GUE/NGL pede aumento do Fundo de Solidariedade para responder aos incêndios em Portugal O Parlamento Europeu vai discutir os termos do seu mandato para negociação do orçamento da União Europeia. O GUE/NGL incluiu uma emenda para que o PE fique mandatado para discutir um acréscimo ao Fundo de Solidariedade para acautelar os incêndios em Portugal, bem como para acelerar o processo de atribuição do mesmo. A emenda foi assinada por Marisa Matias e Miguel Viegas do PCP. 21 de Junho, 2017 - 15:45h