
Fernando Rosas: “O combate dos próximos dias é contra a mentira e o medo”
Fernando Rosas, antigo deputado bloquista por Setúbal e atual mandatário da candidatura evocou a história de resistência política e das lutas sociais do distrito no século XX, ao longo da ditadura e depois do 25 de Abril. “Essa é a responsabilidade de assumir a representação parlamentar no distrito de Setúbal”, afirmou Rosas, acrescentando que o Bloco encara essa responsabilidade sem saudade ou nostalgia, “mas como uma lição para o presente e o futuro”.
“Estamos perante o ataque mais grave aos direitos do trabalho em democracia”, prosseguiu Fernando Rosas, acusando a direita de estar a mudar o modelo da economia e da sociedade e “a criar uma ordem nova baseada na sobrexploração do trabalho e na redução dos direitos e da dignidade”. “É por isso que eles escondem o programa que têm nesta campanha eleitoral”, concluiu Rosas, lembrando que ainda estão por explicar onde vão tirar os 600 milhões das pensões que prometeram a Bruxelas.
O mandatário bloquista também respondeu aos dirigentes do PS que defendem que o voto à esquerda do PS é semelhante a votar com a direita. “Mas não é o programa eleitoral do PS que propõe mudar a lei eleitoral e impõe círculos uninominais, reduzindo drasticamente a proporcionalidade da representação?”, questionou, considerando esses apelos "uma burla completa". “No Bloco de Esquerda, defendemos a democracia com firmeza e sem falhas. O PS, tem dias…”, Fernando Rosas.