
Bloco promove audição pública com trabalhadores despedidos da Segurança Social
Na próxima terça-feira, 13 de janeiro, às 11h30 na sala do Senado na Assembleia da República, o Bloco de Esquerda promove uma audição parlamentar sobre o despedimento coletivo de 697 trabalhadores da segurança social, em que estarão presentes Mariana Aiveca e Pedro Filipe Soares.
“Queremos ouvir de viva voz a posição dos trabalhadores que vão ser despedidos tendo funções atribuídas, o Bloco de Esquerda tem vindo a denunciar este grande despedimento do gabinete do ministro Pedro Mota Soares", anunciou a deputada Mariana Aiveca aos jornalistas na AR, segundo a Lusa.
A iniciativa visa responder às “centenas desses trabalhadores [da Segurança Social] que pediram para estar presentes na audição [do ministro Pedro Mota Soares] nesse mesmo dia, pedido que a maioria [PSD/CDS-PP] vedou”.
Note-se que em novembro de 2014 o Ministro Mota Soares aprovou a redução de 697 postos de trabalho no Instituto de Segurança Social, o que significa o maior despedimento coletivo das últimas décadas. No final de dezembro foram conhecidas as listas com os nomes dos trabalhadores que já começaram a ser notificados sobre a sua colocação no chamado regime de requalificação, que mais não é que um despedimento encapotado. No convite para a audição sublinha-se que quase 700 pessoas passarão a ganhar 60% do salário no primeiro ano e 40% no segundo, “um valor que em muitos casos não chega para viver e leva estes trabalhadores a rescindir 'voluntariamente' os seus contratos”.
“Em sede de comissão, a maioria parlamentar impediu que os trabalhadores viessem assistir à audição do ministro, nesse sentido entendemos que estes devem ser ouvidos no Parlamento e por isso promovemos esta audição pública para dar voz a quem a maioria cortou a voz para poder estar na casa da democracia”, sublinhou ainda Mariana Aiveca à comunicação social.
Mais informações sobre a audição em beparlamento.net. A entrada na audição é livre. As inscrições (não obrigatórias) podem ser feitas para dina.nunes@be.parlamento.pt
Termos relacionados Notícias política
Versão para imprimir
Enviar por mail
Versão PDF