Share |

40 anos de Liberdade

 

Saudação ao 25 de Abril

Comemorar os 40 anos de Abril com os olhos no futuro

Nunca é demais fazer hoje e aqui uma saudação ao 25 de Abril.

Por tudo o que nos trouxe, na sequência da restituição da Liberdade, esse bem supremo que a ditadura retirara ao Povo Português: conquistas estruturantes como a Constituição da República, o Poder Local democrático, os direitos e liberdades fundamentais ancorados no Estado Social e no acesso aos serviços públicos, o direito à cidadania. Para os/as que conheceram o antes do 25 de Abril de 1974 e para aqueles/as que não o tendo vivido, puderam usufruir das conquistas alcançadas com esta data histórica para o nosso país, o 25 de Abril é de facto uma das datas a saudar por todos os democratas.

Sabemos que as conquistas e os direitos, porque resultaram de grandes lutas, não são dados adquiridos, antes têm de ser preservados e aprofundados todos os dias. Os últimos anos têm sido férteis na compreensão desta verdade. Interesses estranhos e não escrutinados pelos povos subverteram a Democracia e todos os espaços das nossas vidas e ambicionam empobrecer de forma generalizada o nosso povo, para o que têm contado com o apoio de um governo que se aproveitou do poder para impor uma ideologia em tudo contrária ao 25 de Abril.

Hoje, passados 40 anos dessa data gloriosa, cabe-nos lutar contra a falsa inevitabilidade da austeridade e empobrecimento e reavivar os ideais de Abril, para que não se percam na voragem conservadora do neoliberalismo reinante. Tal como há 40 anos, hoje há que virar a página neste caminho de retrocesso e dar uma resposta que rejeite os ditames da intervenção externa e o tratado orçamental cuja manutenção irá condicionar e empobrecer de forma permanente a vida da imensa maioria da população portuguesa.

Os membros da Assembleia de Freguesia de Amora reunidos em 23 de Abril de 2014, saúdam o 25 de Abril pelo que representou de progresso e de conquista de direitos e apelam a uma participação massiva nas comemorações populares assim como nas comemorações do 1º de Maio.

 

Amora, 23 de Abril de 2014

A eleita pelo Bloco de Esquerda