Share |

Almerinda Bento toma posse

 

Tomada de Posse dos/as Eleitos/as à Assembleia de Freguesia de Amora

para o Quadriénio 2013/2017

Quero em primeiro lugar e em representação do Bloco de Esquerda, saudar todos os munícipes presentes nesta sessão de instalação da Assembleia de Freguesia de Amora. Igualmente saudar os eleitos e as eleitas das diferentes forças políticas que se apresentaram a eleições e que foram eleitos para o próximo quadriénio.

Num quadro de profunda degradação social e política face à crise económica e financeira e às políticas que nos estão a ser impostas pela TROIKA e pelo governo, é com grande preocupação que enfrentamos o nosso futuro. Toda a mobilização e luta por condições de vida dignas e por um futuro de independência do nosso país no respeito pela Constituição Portuguesa é tudo o que deveria ser desejado. O facto de chegarmos aqui com uma abstenção nunca antes vista, impele-nos a analisar essa aparente contradição implicando-nos na sua resolução. Se a descrença na política resulta em parte de factores que nos ultrapassam, ela é também o sinal do cansaço e da recusa das populações por não se reconhecerem em discursos e promessas sem correspondência na sua vida do dia-a-dia. O Poder Local é um dos mais importantes pilares da democracia. Mas essa democracia só é real se o poder local souber ouvir, se recolher e reconhecer a força das pessoas como força de combate ao poder central e de mudança nas políticas locais. Compete-nos pois, é nossa responsabilidade, enquanto eleitos/as locais encontrar os mecanismos que levem a que os/as eleitores/as nos reconheçam como seus representantes empenhados na resolução dos seus problemas.

Que o afã que acompanha os períodos das campanhas eleitorais e em que como por magia aparecem soluções e obras de última hora dê lugar à resolução séria de problemas de fundo da nossa freguesia. Amora precisa de ver alguns dos seus problemas resolvidos, como a requalificação do mercado da Cruz de Pau, ou o enfrentamento das carências num sistema efectivo de transportes públicos para além das múltiplas respostas aos diversos sectores da população aqui residente. Sabemos que isto não se faz com passes de magia, mas é nossa convicção que a solução passa pela proximidade e pelo envolvimento da população e que, sem a sua mobilização, muito dificilmente será possível qualquer solução.

            Desejamos que este mandato seja mobilizador das energias de todos os eleitos e que a população possa encontrar no órgão executivo eleito e nesta Assembleia de Freguesia os representantes que respondam aos seus anseios e necessidades a nível local. O Bloco de Esquerda cá estará para honrar os seus compromissos.

 

Amora, 16 de Outubro de 2013

A eleita do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Amora

Almerinda Lopes Bento