BE- Tomada de posse Ass. Freg. de Corroios

Boa noite. Em representação do Bloco de Esquerda quero em primeiro lugar, saudar todos os presentes nesta sessão de instalação da Assembleia de Freguesia de CORROIOS.

Quero igualmente saudar todos os que no dia 1 de Outubro escolheram livremente os autarcas que no próximo quadriénio governarão os diferentes órgãos autárquicos do concelho do Seixal.

Quero saudar também todos os eleitos e todas as eleitas, em particular, para a Assembleia de Freguesia de Corroios. Entendo esta missão como um dever de cidadania e quero, a este propósito, dizer que um dos nossos objectivos será motivar a participação cidadã ou seja a exercerem a cidadania. Muito resumidamente, em jeito de balanço do passado acto eleitoral, é de referir apenas que a grande vencedora das eleições autárquicas foi a abstenção. Em parte por factores que nos ultrapassam, mas é também a descrença e sinal do cansaço e recusa das populações por não se reconhecerem em discursos e promessas sem correspondência na sua vida do dia-a-dia.

O PSD e o CDS perderam as eleições no país e no concelho. O PS ganhou as eleições no país e, no concelho teve o reforço de mandatos. A CDU embora vencendo na Câmara, Assembleia Municipal, Corroios, Seixal e Amora, perdeu ainda assim a maioria absoluta. O Bloco de Esquerda obteve um resultado modesto, mas em CORROIOS obteve um resultado positivo que se traduziu na duplicação de mandatos na Assembleia de Freguesia.

Assim sendo, força politica que ganhou as eleições em CORROIOS foi a CDU e como tal deve governar. Contudo, a nova conjugação de forças na Freguesia, resultante da vontade expressa nos votos, permitiu-nos estabelecer um compromisso na base de algumas propostas do nosso Manifesto Eleitoral, com medidas devidamente calendarizadas, que podem em nosso entender, influenciar decisivamente a política local contribuindo para melhorar a vida das pessoas e que, cujo cumprimento cobraremos, mas que, sendo cumpridas, haverá da nossa parte o garante da viabilização dos orçamentos que permitam essa governação.

Sem pretender ser exaustivo, referimos sumariamente algumas das iniciativas do nosso compromisso. Desde logo, uma das medidas que pensamos ir ao encontro desta realidade é, por exemplo, a criação do ORÇAMENTO PARTICIPATIVO que é a simples ideia de QUE TODODOS SEJAM chamados a decidir como deve ser aplicada uma pequena parte das verbas do orçamento da freguesia para a concretização de projectos de iniciativa dos cidadãos. Será como dar-lhes voz nas acções a implementar.

Essa possibilidade será seguramente, um factor dinamizador e mobilizador da participação dos munícipes e suas associações, que poderão desta forma verem realizados os SEUS projectos.

Porque CORROIOS precisa de ver alguns dos seus problemas resolvidos, diremos que o poder autárquico não pode ficar refém dos operadores de transportes públicos privados, quando estes elaboram a seu belo prazer quais os percursos que servem e os horários que lhes são mais rentáveis. Propomos criar uma parceria com a CMS e as outras Freguesias do concelho, para promover uma rede de Transporte Solidário de Proximidade, destinado preferencialmente à população mais idosa, mais carenciada e com dificuldades de locomoção, com um percurso pré-definido que permita o acesso de quem vive nas zonas mais periféricas, aos Centros de Saúde, aos Correios, a Bancos, às Juntas de Freguesia, à Câmara, etc. Esta experiência de intervenção social já está a ser desenvolvida noutras freguesias de variadíssimas cidades.

CORROIOS precisa também de potenciar as suas características naturais.

O Sapal de Corroios, por exemplo, é uma pérola da natureza e precisa de ser mais e melhor visitado para ser compreendida a sua importância.

Pode ser uma oportunidade de CORROIOS ter uma bandeira do ponto de vista do turismo ambiental e ecológico e no âmbito do turismo da observação de aves, uma vez que o Sapal é um espaço de Reserva Natural como não há outro no concelho e sem igual a nível da área metropolitana, mas votado ao abandono e a vários tipos de agressões que urge defender.

Pretendemos trabalhar para encontrar forma de devolver a Praça do Moinho de Maré à população. Numa localidade onde grande parte dos munícipes, trabalha fora do concelho, não podemos aceitar que o único ponto de contacto com o rio, encerre às 17h, que é quando as pessoas começam a regressar a casa e ao fim de semana só abre à tarde. Deveria ser pública e poder ser desfrutada pela população local, sem restrições de horários.

Isto prende-se com outro aspecto que é a actividade cultural da freguesia. Os espaços culturais da freguesia devem ser colocados à disposição da população. Para tal é preciso ter maior autonomia das freguesias para gerirem e usarem as instalações culturais do seu território. O Moinho de Maré de Corroios é um exemplo paradigmático desta situação onde se poderiam promover actividades culturais. O Moinho de Maré de Corroios, bem como a sua Praça adjacente, encontram-se subaproveitadas. A JFC deve reivindicar junto da CMS a exploração cultural deste equipamento, de modo a ali promover uma programação cultural regular, dando-lhes vida e atraindo públicos diversos.

Por todo o país assistimos à reabilitação das frentes ribeirinhas, na maior parte das vezes com recurso a programas europeus disponíveis para o efeito, o que tem levado à sua “ocupação” pelas populações, e em CORROIOS isso também tem que ser possível.

Sabemos que tudo isto não se faz com passes de magia, mas é nossa convicção que a solução passa pela proximidade e pelo envolvimento da população.

Desejamos que este mandato seja mobilizador das energias de todos os eleitos e que a população possa encontrar no órgão executivo eleito e nesta Assembleia de Freguesia os representantes que respondam aos seus anseios e necessidades a nível local. O Bloco de Esquerda cá estará para honrar os seus compromissos.

CONTEM CONNOSCO.

Corroios, 24 de Outubro de 2017 Os eleitos do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Corroios

Jorge Lopes

Sandra Maltez