Share |

Caro PCP

Caro PCP: Não entendo, por nenhum prisma possível, a tua posição em relação à eutanásia.
- Será que ainda não percebeste que estamos a tentar possibilitar uma escolha livre e devidamente regulada a adultos capazes e não a impor decisões alheias?
-Será que descuras que se trata de respeitar a autonomia de cada um de nós, face a situações extremas, libertando o país dos grilhões dogmáticos do passado?
- Será que não entendes que do outro lado estão as mesmas pessoas e agentes (os anti-escolha), contra quem tanto lutaste em 2007 para poderes proporcionar às mulheres portuguesas uma escolha livre e devidamente regulada em relação à gravidez?
- Será que te passaram ao lado os debates que fazemos há pelo menos 2 anos sobre este tema, em que nos confrontamos com os argumentos do medo e da obediência cega a doutrinas clericais, nossos adversários conhecidos da luta pela despenalização do aborto, pelo planeamento familiar ou pela descriminalização das drogas?
- Será que não fomos claros em demonstrar que a luta pela escolha de uma morte digna é uma luta contra o obscurantismo, a ditadura dos costumes, uma visão anti-plurar de sociedade, assentes em resquícios e tiques homogeneizantes de um regime de outro tempo que ajudaste a derrubar?
- Será que não te incomoda estares hoje ao lado de quem sempre tentou calar a voz dos mais fracos e vulneráveis e procura cultivar uma sociedade conformada de obediência vertical às elites económicas e religiosas?
- Será que te tornaste refractário à tua base? Aos trabalhadores e trabalhadoras que acreditam e defendem maioritariamente o direito a escolher o momento e a forma da sua morte porque já se confrontaram com o sofrimento nos olhos dos que mais amam?
Não entendo, não compreendo e desconheço razões coerentes para esta tua oposição. Sei que ainda tens 5 dias para pensares no teu longo e importante património político e combativo e ouvires o que dizem as tuas e os teus a respeito deste assunto.

Bruno Maia, homem criado por uma longa família dos teus e das tuas!