BE- Tomada de posse Ass. União de Freg, Seixal, A.P. Pires e Arrentela

Quero em primeiro lugar e em representação do Bloco de Esquerda, saudar todos os munícipes presentes nesta sessão de instalação da Assembleia da União das Freguesias de Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires. Igualmente saudar os eleitos e as eleitas das diferentes forças políticas que se apresentaram a eleições e que foram eleitos para o próximo quadriénio.

Neste acto eleitoral a abstenção diminuiu em relação às eleições de há 4 anos, mas continua a ser preocupante e precisa ser analisada por todas as forças políticas. A abstenção traduz em grande parte um descrédito crescente da política e dos políticos. Resulta na desvalorização da democracia. É preocupantemente crescente o número de cidadãos e cidadãs que não atribuem à democracia a importância vital para a manutenção e aprofundamento da liberdade e promoção da igualdade e da justiça. A democracia corre riscos e é preciso defendê-la todos os dias. Se a descrença na política resulta em parte de factores que nos ultrapassam, ela é também o sinal do cansaço e da recusa das populações por não se reconhecerem em discursos e promessas sem correspondência na sua vida do dia-a-dia. . O Poder Local como órgão de poder mais próximo dos cidadãos tem como objetivo principal ajudar as pessoas, com o propósito de atenuar e resolver os seus problemas assim como melhorar a qualidade de vida na freguesia porque é na resposta às necessidades concretas da população que se mede a qualidade da política local. Continuaremos a defender a participação cidadã e o respeito pela opinião das populações. Defender mais espaços verdes na União de freguesias; A melhoria das condições de vida das populações; A restauração das freguesias Aldeia de Paio Pires, Arrentela, Seixal; Mas principalmente que a União de Freguesias seja um lugar melhor para morar, trabalhar e acima de tudo viver. Desejamos portanto que este mandato seja mobilizador das energias de todos os eleitos e que a população possa encontrar no órgão executivo eleito e nesta Assembleia de Freguesia os representantes que respondam aos seus anseios e necessidades a nível local. O Bloco de Esquerda cá estará para honrar os seus compromissos. CONTEM CONNOSCO. Viva a freguesia de Aldeia de Paio Pires, Viva a freguesia de Arrentela, Viva a freguesia do Seixal.

Seixal, 24 de Outubro de 2017

O eleito do Bloco de Esquerda à Assembleia da União das Freguesias de Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires

Haldane Amaro