Share |

Voto de pesar

Luís Cordeiro faleceu no passado dia 20 de Agosto. De forma inesperada, com 65 anos de idade, o seu falecimento a todos deixou perplexos. Todos ficámos mais pobres.

Luís Cordeiro, vereador independente eleito pelo Bloco de Esquerda na Câmara Municipal do Seixal nos mandatos de 2009, 2013 e 2017, foi um lutador incansável, um autarca exemplarmente empenhado, um cidadão sempre disponível para a causa pública.

Luis Cordeiro foi operário na Lisnave e Setenave, foi militante da UDP, estudou e concluiu o curso de engenheiro mecânico, foi professor e cooperante em Angola e Moçambique. Em Abril de 1974 era alferes no exército e, como operacional, pôde viver o supremo prazer de participar na Revolução.

Foi técnico superior no Centro de Formação Profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional no Seixal e responsável pelas Novas Oportunidades no mesmo centro. Empenhou-se no combate contra a precariedade e deu todo o apoio a esse combate no Centro de Formação Profissional da Cruz de Pau.

Um dos traços marcantes da personalidade de Luís Cordeiro foi nunca ter sido neutro, tomou sempre partido e honrando as suas raízes optou sempre por estar do lado certo da vida lutando por uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Homem de esquerda, solidário, rigoroso e dedicado, incómodo e militante pela justiça e a transformação social, desta forma, Luís Cordeiro pautou a sua vida, confundindo-se o seu percurso político com as causas pelas quais se bateu ao longo de toda a vida. A proximidade às populações, em particular as mais vulneráveis, foi a marca de uma vida em defesa da democracia justamente onde ela é mais necessária: no combate à pobreza e à exclusão e na defesa de respostas autárquicas justas e solidárias.

Enquanto vereador com pelouro ou sem pelouro empenhou-se sempre com a mesma determinação em todos os combates da cidadania: em defesa da Transparência e da Participação Cidadã, pela Democracia, pela Justiça Social, pelo direito à Habitação, pelo direito à Educação pela qual tinha um particular apreço. Sendo morador na freguesia de Amora, eram constantes as suas preocupações pela resolução de problemas candentes da freguesia como a resolução do direito à habitação para os moradores de Vale de Chícharos, os problemas dos transportes e da mobilidade ou a reestruturação do Mercado da Cruz de Pau para além dos problemas de definhamento do comércio local.

Para Luís Cordeiro, a Educação era o ponto de partida do longo percurso que é a conquista da Igualdade. Como tal, ele defendia com entusiasmo a Educação de qualidade acessível a todos os cidadãos e cidadãs, independentemente da idade, da condição económica ou social ou de qualquer outro factor a começar no jardim de infância e sempre, ao longo da vida, num caminho de aquisição de saberes que nos torne cidadãos e cidadãs mais capazes, mais humanistas, mais felizes.

Foi um democrata atento, disponível para ouvir, com uma grande capacidade para conhecer e estudar os problemas locais, no sentido de os resolver.

O Bloco de Esquerda reconhece e agradece a excelência do trabalho dedicado à causa pública autárquica e orgulha-se de ter contado com a sua presença e pensamento na intervenção política que desenvolve e reafirma o compromisso de honrar o seu legado.

A Assembleia de Freguesia de Amora, reunida em sessão ordinária a 13 de Setembro de 2018 delibera:

  1. Aprovar um voto de pesar pelo falecimento de Luís Cordeiro, enviando à família as mais sinceras condolências.

  2. Fazer um minuto de silêncio em sua homenagem.

  3. Propor à Câmara Municipal que seja atribuído o nome do vereador Luís Cordeiro a uma rua da freguesia de Amora.

Amora, 13 de Setembro de 2018

As eleitas pelo Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Amora

AnexoTamanho
voto_de_pesar_afam-converted.pdf98.79 KB