Share |

BE- Tomada de posse Ass. Freg. de Amora

Queremos em primeiro lugar e em representação do Bloco de Esquerda, saudar todos os munícipes presentes nesta sessão de instalação da Assembleia de Freguesia de Amora para o quadriénio de 2017/2021. Igualmente saudar os eleitos e as eleitas das diferentes forças políticas que se apresentaram a eleições e que foram eleitos para o mandato que agora se inicia.

Assistimos no nosso concelho a um rearranjo das forças políticas, face às escolhas que os eleitores decidiram fazer no passado dia 1 de Outubro. A abstenção a este acto eleitoral diminuiu em relação às eleições de há 4 anos, mas continua a ser preocupante e precisa ser analisada por todas as forças políticas, porque a abstenção, com relevância para as camadas mais jovens, reflecte um alheamento preocupante para a democracia e por isso deve implicar todos e todas com responsabilidades políticas.

Na freguesia de Amora, a CDU embora tivesse sido a força política que obteve mais votos, perdeu a maioria absoluta e alcançou oito eleitos.

O PS aumentou os votos e a representação na freguesia tendo obtido igualmente oito eleitos.

O PSD manteve os seus três eleitos e o Bloco de Esquerda conseguiu alcançar dois lugares nesta Assembleia de Freguesia, duplicando assim a sua representação. Apesar deste aumento de votos e de eleitos no Bloco de Esquerda, continuamos, no entanto, a reconhecer que a representação do Bloco de Esquerda na freguesia de Amora é ainda modesta, mas tal não nos retira convicção de continuar a lutar por propostas e objectivos que divulgámos ao longo da campanha eleitoral. Tal como no concelho do Seixal, as agora eleitas do Bloco de Esquerda na freguesia de Amora bater-se-ão por dignificar a democracia e a política, honrando os compromissos por:

 Uma melhoria da qualidade de vida da população de Amora;  Mais participação e mais democracia através do orçamento participativo que incentive a população a fazer propostas que a aproximem da vida e da gestão da sua freguesia;

 Resolução do problema dos moradores de Vale de Chícharos, para quem o direito a uma habitação digna continua a não ser uma realidade;

 Tudo fazer para responder ao direito das populações ao transporte e à mobilidade dentro da freguesia, dentro do concelho e para fora do concelho, o que implica uma aposta nos transportes públicos em quantidade, qualidade e a preços acessíveis e no transporte de proximidade solidário que responda à população mais idosa e menos apoiada.

 Valorizar a cidade de Amora com mais espaços verdes, equipamentos culturais e de lazer, inclusivos, que possam ser usufruidos por todos, jovens e menos jovens.

 Não deixar morrer o comércio local que ainda subsiste e que não foi arrasado pelas grandes superfícies, dignificando o espaço do mercado da Cruz de Pau e incentivando os pequenos produtores cuja subsistência passa pela venda dos seus produtos hortículas.

 Avaliar a campanha “Amora Limpa” e traçar medidas e acções que façam do slogan uma realidade. Ao Bloco de Esquerda preocupa a situação de carência económica vivida por muitos habitantes da nossa freguesia de Amora. Igualmente fragilidades sociais para as quais a freguesia tem respondido através de respostas próprias e de instituições de solidariedade que actuam no terreno, mas cujo trabalho tem de ser aprofundado e melhorado com os contributos da Rede Social e das organizações que têm trabalho direccionado para as múltiplas discriminações. Desejamos que este mandato seja mobilizador das energias de todos os eleitos e que a população possa encontrar no órgão executivo e nesta Assembleia de Freguesia os representantes que respondam aos seus anseios e necessidades a nível local. O Bloco de Esquerda cá estará para honrar os seus compromissos.

Amora, 24 de Outubro de 2017

As eleitas do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Amora

Almerinda Lopes Bento

Marta Costa